Chá de Canela
A canela é uma especiaria originaria da região do Sri Lanka, na Ásia com cheiro e sabor característicos e é utilizada como tempero para alimentos doces, salgados ou bebidas.
O chá de canela traz diversos benefícios para a saúde, como melhorar a eficiência da insulina no corpo, otimiza a queima de glicose depois da refeição e inibe o ganho de peso. Também combater o envelhecimento precoce e ajuda na digestão.
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da canela, são apontadas em estudos que relacionam o consumo por 40 dias de chá de canela com a redução do colesterol. Essas propriedades, associadas à presença de cálcio, ferro e manganês, neutralizariam os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas.

O chá de canela associado ao chá de gengibre é indicado para ajudar também no combate aos sintomas do resfriado, uma vez que a canela estimula o sistema imunológico e o gengibre complementa sua ação anti-inflamatória, ajudando tratar as infecções do trato respiratório e com a tosse.
Alguns médicos não recomendam o consumo de Chá de Canela para mulheres grávidas, pois quando consumido em grande quantidade pode estar relacionado a um maior risco de aborto, em mulheres que tenham essa predisposição.
O Chá de Canela pode ser tomado puro ou combinado com outros ingredientes, como cravo e gengibre. Em quaisquer das formas, em pau ou em pó, a canela não deve ser fervida uma vez que este processo causaria a perda da maior parte dos nutrientes que tornam a canela tão rica e benéfica para a saúde. Prefira acrescentá-la a água logo após a fervura e aguarde alguns minutos antes de beber o chá.

Chá de Canela, Cravo e Gengibre
Ingredientes:
1 punhado de cravo da índia
3 pedaços de canela em pau
3 colheres de sopa de gengibre ralado
1 litro de água
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo até ferver
Apague o fogo e adicione a canela e o cravo.
Deixe em repouso e tampado por cerca de 5 minutos
Adicione o gengibre e deixe por mais 5 minutos
Consuma quente ou morno.

Chá de Canela com maçã e gengibre
Ingredientes:
1 maçã cortada em cubos
1/4 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
½ litro de água
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo até ferver
Apague o fogo e adicione a maçã cortada, a canela, o cravo e o gengibre.
Deixe em repouso e tampado por cerca de 5 minutos
Consuma quente ou morno.