Acupuntura

A Acupuntura é um sistema terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5 mil anos, nela a doença é percebida como resultado de um desequilíbrio da energia vital do organismo. Com o passar do tempo essa prática se expandiu para a Europa e a América. No Brasil a Acupuntura é uma especialidade médica reconhecida desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.

Consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas desencadeiam diferentes efeitos no corpo, como, por exemplo, ação analgésica, anti-inflamatória, tratam diversas doenças físicas ou emocionais além de reforçar o sistema imunológico.

É bastante indicada para os tratamentos de: enxaqueca, sinusite, rinite, resfriado comum, asma, bronquite; enxaqueca; insônia; conjuntivite, lombalgia, artrite reumatoide, etc.

Por ser uma prática de tratamento livre de efeitos colaterais a sua procura têm se multiplicado nos últimos anos, trazendo benefícios adicionais à medicina alopática tradicional.

O médico acupunturista trata o doente como um todo e não apenas a doença, portanto a avaliação do paciente considera seu estilo de vida, ambiente, situação familiar, aspectos físicos e emocionais, sua dieta, seus hábitos sexuais, rotina de trabalho, exercícios físicos ou sedentarismo, obesidade, etc.

A partir dos pontos de Acupuntura busca-se o equilíbrio energético, sua aplicação baseia-se em estudos milenares da medicina tradicional chinesa, e sua concepção filosófica do microcosmo homem e o macrocosmo natureza, os quais devem estar em equilíbrio. Foi através da observação da natureza que se constatou que o ser humano carrega em si todas as cores, sabores, emoções, estações do ano, e que o seu desequilíbrio causa a doença.

Me siga nas redes sociais