Portfólio
Publicações e Contribuições
- Senso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues.
- Relações emocional e seus impactos no ambiente construído pelo confronto entre viajante e morador.
- Análise do Perfil Profissional de (TILS) Tradutoresintérpretes de Libras Atuantes no Ensino Superior.
- Parenting Styles and Mental Health in Parents of Children With ADHD.
- Aspectos Emocionais e Cognitivos na Dificuldade de Aprendizagem.
- Contribuição de Múltiplo Informantes para Avaliação Comportamental de Adolescentes com Queixa de Desatenção e Hiperatividade.
- Grupo de Suporte Socioemocional para pais de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Williams.
- Relação entre Percepção de Suporte Familiar e Indicadores de Problemas Emocionais em Pais de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Williams.
- Protocolo Interdisciplinar de Avaliação Neuropsicológica, Comportamental e Clínica para Crianças e Adolescentes com Queixas de Desatenção e Hiperatividade.
- Papel do Professor na Implementação de Repertórios Comportamentais Compatíveis com o Aprendizado em Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
- Voluntary and automatic orienting of attention during childhood development.
- Manejo Comportamental em Classe de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
- Treino Cognitivo em Crianças e Adolescentes com Sinais de Desatenção e Hiperatividade: Proposta de Protocolo de Intervenção Neuropsicológica nos Domínios Verbal e Executivo.
- Estilos Parentais e Habilidades Sociais em Pais de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren.
- Indicadores de Ansiedade e Depressão em Pais de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren.
Histórico Profissional
Dra. Adriana Ribeiro, psicóloga com mais de 14 anos de experiência, é graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado e doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento. Possui especialização em Transtorno do Impulso pelo Instituto de Psiquiatria-IPq HCFMUSP e está atualmente cursando Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na PUC Minas.
Áreas de Especialização
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Programação Neurolinguística (PNL), Psicologia Analítica | Jung, e Terapia Breve Focada na Solução. Atua em avaliação psicológica, cognitiva e comportamental para pessoas com TDAH, além de oferecer consultoria cinematográfica.
Projetos Especiais
Participação em projetos cinematográficos como consultora especializada, trazendo a psicologia para a análise de roteiros.
Pesquisas e Estudos
Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento focado no Programa Parental de Práticas Educacionais e seu efeito na saúde mental dos pais e perfil de crianças com TDAH.
Conquistas Acadêmicas
Graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, consolidando uma base sólida de conhecimento.